O vazamento de gás apresenta uma ameaça à segurança, tanto em ambientes domésticos quanto industriais. O gás, quando liberado de forma não controlada, pode causar uma série de riscos potenciais que vão desde explosões e incêndios até intoxicação e asfixia.
Mas como detectar um vazamento de gás? Além do aumento nos gastos com o GLP e o cheiro característico, existem outras evidências do vazamento de gás:
-Passe uma esponja com água e sabão nas conexões, se aparecerem bolhas, é sinal de vazamento.
-Feche as válvulas ou os registros perto dos aparelhos de gás e confira, durante 20 minutos, se ainda assim há algum consumo.
-Tubulações de gás enferrujadas também podem ser sinônimo de problemas.
O que fazer em caso de vazamento?
Se a hipótese do vazamento for confirmada, siga os passos a seguir:
-Imediatamente, feche o registro ou a conexão de gás.
-Evite encostar em aparelhos elétricos e interruptores do local.
-Os ventiladores não podem ser utilizados de forma alguma, já que podem soltar faíscas.
-Caso seu gás seja encanado, entre em contato com seu fornecedor.
Como prevenir o problema?
A instalação de gás mal realizada é tão grave quanto a precariedade de uma rede elétrica. Para prevenir problemas, o gás encanado bem como os aparelhos que o utilizam, deve ser instalado por um profissional em um local onde haja boa ventilação para que se dissipe no caso de um vazamento. Fazer uso de gás em um lugar fechado é extremamente arriscado.
Agora que você já sabe como identificar e prevenir o vazamento de gás e conhece também os riscos que esse problema pode trazer, compartilhe as dicas com seus amigos e familiares, assim, todos ficam atentos protegidos!